História da Aston Martin
A Aston Martin foi fundada em 1914 por Lionel Martin e Robert Bamford, o nome da marca é uma fusão entre o circuito de hill-climb chamado Aston Hill e o sobrenome de Lionel, Martin. Antes da fundação da empresa, Lionel Martin e Robert Bamford trabalhavam para a empresa Singer e participavam em eventos de corrida e hill climbing, como o Aston Hill, em Aston Clinton, Buckinghamshire. Então, a dupla decidiu que era hora de se dedicarem à produção dos seus próprios carros e terem a sua própria empresa automóvel, que estabeleceram em 1914 em Kensington. O seu primeiro carro foi lançado no ano seguinte.
História do logótipo
Têm havido alguns logótipos diferentes que representaram a marca britânica de automóveis ao longo das décadas, desde que abriu em 1916. O primeiro, criado em 1920, era basicamente uma fusão das letras "A" e "M" em preto, cercadas por um círculo de linha dupla preto. Em 1932 o emblema da Aston Martin foi totalmente reformulado, agora consistindo no nome da marca escrito sobre um par de asas que foram inspirados pela Bentley e pretende sugerir o conceito de velocidade. O desenho é em preto sobre o branco.
História da Lamborghini
A lenda conta que Ferruccio Lamborghini, um bem-sucedido empresário italiano, teve problemas mecânicos com a Ferrari que possuía e foi ignorado pelo próprio Enzo Ferrari quando tentou reclamar. Ressentido, Ferruccio decidiu começar a sua própria fábrica de carros esporte.
O primeiro resultado desse surto foi o Lamborghini GT 350 de 1964, um elegante cupê de dois lugares com um magnífico motor V12 projetado por Giotto Bizzarrini, ex-engenheiro da Ferrari. Os primeiros Lamborghinis mostraram à Ferrari o quão refinado um carro rápido e forte poderia ser, mas foi o Lamborghini Miura, de 1966, que mostrou ao mundo o quanto um carro de motor central podia ser belo e tecnicamente avançado.
A Lamborghini reescreveu as regras e criou com o Lamborghini Espada, de 1968, um genuíno carro exótico de quatro lugares, conseguindo sucesso contínuo com o Lamborghini Islero e o Lamborghini Jarama ― modelos potentes e de alta qualidade dos anos 70. No entanto, nem tudo foram flores. Supercarros compactos como o Lamborghini Urraco e o Lamborghini Silhouette desse mesmo período não foram bem sucedidos
A Countach foi outro marco para a Lamborghini e rapidamente se tornou um cobiçado carro de fantasia.
História do logótipo
Feruccio Lamborghini criador da marca decidiu pôr um touro como símbolo pois acredita-se que o seu signo era toro.
História da Ferrari
A marca italiana Ferrari foi fundada em 1947 por Enzo Ferrari. A história da Ferrari remonta a 1929, altura em que Enzo Ferrari fundou a Scuderia Ferrari. Enzo Ferrari havia começado a trabalhar para a Alfa Romeo em 1920 como piloto de competição, ficando mais tarde responsável pela divisão de competição automóvel, utilizando para isso a Scuderia Ferrari.
Em 1923 nasce o logótipo da Ferrari, sendo apenas utilizado em 1929 com o início da Scuderia Ferrari. Enzo Ferrari era admirador do Conde Francesco Baracca, um piloto da força aérea italiana que tinha combatido na I Guerra Mundial. Francesco Baracca costumava pintar nos seus aviões de combate um cavalo preto. Depois da morte do conde a sua mãe ofereceu a Enzo Ferrari, como amuleto, o símbolo do cavalo preto. Mais tarde Enzo Ferrari adicionou um fundo amarelo ao símbolo, em alusão à cor típica de Modena, dando início ao logótipo do “Cavallino Rampante”
Uma das imagens de marca da Ferrari é a sua cor “rosso corsa” (vermelho de corrida). A utilização dessa cor teve início nos anos 20, altura em que a entidade que viria a ser chamada de FIA, impunha que as marcas italianas teriam de apresentar cor vermelha, as francesas azul, as alemãs branca e as inglesas verde.
Em 1940 a Alfa Romeo é absorvida pelo governo de Mussolini e utilizada como porta-estandarte do seu governo. Por esta altura a Scuderia Ferrari, impedida de ingressar em competições automóveis, passa a construir acessórios para aviões e peças para máquinas.
Com o final da II Guerra Mundial e queda do regime de Mussolini, é fundada a marca Ferrari, com o lançamento do seu primeiro modelo de estrada em 1947. O modelo lançado nesse ano foi o Ferrari 125 Sport com um motor V12 de 1500 cc.
Em 1951 a Ferrari consegue a sua primeira vitória na Fórmula Um e em 1956 Juan Manuel Fangio ganha o campeonato mundial ao volante de um Ferrari. Esse foi também um ano triste para Enzo Ferrari com a morte do seu filho Dino.
Em 1961 os tempos começaram a ficar difíceis para a Ferrari, depois de conflitos internos que levaram à saída de vários membros da direcção. A Ferrari, mesmo assim, conseguiu alcançar um grande número de vitórias em competição e elevar o seu nome.
Na década de 60 a Ford tentou comprar a Ferrari, tendo em vista a competição automóvel. Mas essa tentativa falhou e a Ford procedeu à criação do Ford GT40 que conseguiu acabar com o domínio da Ferrari nas 24h de Le Mans, que vigorou desde 1960 até 1965.
Em resultado dos problemas financeiros que a Ferrari estava a atravessar, a FIAT adquiriu parte da Ferrari em 1965 aumentando-a para 50% em 1969.
Para comemorar os 40 anos de existência da Ferrari, é lançado em 1987 o Ferrari F40, sendo esse o carro de estrada mais rápido do mundo até a altura.
Em 1988 Enzo Ferrari morre com a idade de 90 anos e nesse mesmo ano a FIAT aumenta o seu controlo para 90%.
Em 1997 a Ferrari adquire 50% da Maserati à FIAT, passando a ter total controlo da marca em 1999. A Ferrari utilizou a Maserati como a sua divisão de luxo até 2005, altura em que o controlo regressaria à FIAT.
A Ferrari continuou a alcançar grandes feitos na competição automóvel, conseguido vencer a Fórmula Um, na categoria de construtores, de 1999 até 2004 com o piloto Michael Schumacher.
Em 2003 a Ferrari, em memória do seu fundador, lança o Ferrari Enzo um super desportivo baseado na tecnologia utilizada na Fórmula 1.